O cérebro humano não é apenas um mecanismo de processamento de informações cognitivas, mas um sistema complicado em que as funções afetivas e cognitivas estão inseparavelmente integradas.
Em outras palavras, lidar com as emoções dos seus alunos pode ser particularmente valioso, pois um ambiente de aprendizagem emocionalmente seguro aumenta a autoconfiança e a motivação, encoraja a assumir riscos e aumenta a expressão criativa, sendo todos fatores críticos de uma experiência de aprendizagem efetiva.
Não parece ótimo? Vamos juntas aprender como estabelecer pilares fortes no que diz respeito a inteligência emocional no processo de aprendizagem.
O Que é Inteligência Emocional?
Inteligência emocional é a nossa capacidade de identificar, avaliar, controlar e expressar nossas emoções. Os benefícios de ter inteligência emocional incluem:
- Maior autoconsciência
- Gerenciamento de estresse
- Maior motivação
- Mais empatia e compaixão pelos outros
- Melhor comunicação e tomada de decisão
- Melhores relacionamentos
Inteligência Emocional e Autoajuda
Não se deve confundir a Inteligência Emocional com a autoajuda, já que seu foco não é simplesmente o pensamento positivo.
Trata-se de ensinar o outro a lidar com todas as emoções, já que essas são inevitáveis na trajetória de todos os seres, de forma construtiva.
Quando os alunos trabalham as emoções, eles aprendem a entender melhor a si mesmos e aos outros.
Por sua vez, isso se traduz em melhor aprendizado através da resiliência, determinação e habilidades comunicativas. Por outro lado, a falta de consciência emocional torna o aprendizado mais difícil devido ao efeito que tem sobre a mente e o corpo.
Quando nos sentimos fora de controle de nós mesmos e como nos sentimos, tudo é mais difícil, incluindo a aprendizagem.
Componentes da Inteligência Emocional
- Autoconsciência
A autoconsciência é a capacidade de reconhecer e entender as próprias emoções, pontos fortes, pontos fracos e impulsos, e usá-los para tomar decisões.
- Autorregulação
Regular nossas emoções significa monitorar nossos sentimentos positivos e negativos; portanto, lidar com dificuldades sem desistir.
- Automotivação
Automotivação é a capacidade que temos de canalizar nossa motivação e conduzir à conquista. Desenvolver sentimentos positivos como entusiasmo, zelo e persistência. Permitindo que ao falhar, tentemos novamente e possamos aprender com seus erros.
- Consciência Social
A consciência social é a capacidade de reconhecer e compreender as emoções dos outros dentro de situações sociais. Em outras palavras, ter empatia. Essa é a capacidade de considerar e ser sensível aos sentimentos de outras pessoas ao tomar uma decisão.
Desenvolvendo a Inteligência Emocional
Desenvolver a inteligência emocional não significa evitar que a criança sinta raiva, medo ou inveja. É fazer com que ela reconheça e entenda esses e outros sentimentos sejam positivos ou negativos e saiba conduzi-los da melhor forma.
Para isso é preciso:
- Ensinar a lidar com as frustrações;
- Estimular a reflexão da criança sobre os atos dela;
- Estimular a autoconfiança e a autoestima;
- Elogiar as qualidades, antes mesmo de apontar os erros;
- Ser presente na vida da criança construindo laços afetivos fortes;
- Demonstrar a existência de um diálogo aberto entre a família;
- Estimular o controle das emoções;
- Não criar um mundo ilusório em que a criança é perfeita, e sim mostrar também a racionalidade.
Inteligência Emocional e Aprendizagem
Os defensores do ensino da inteligência emocional nas escolas, defendem essa ideia já que não se pode ignora-la porque, além de ser fundamental para o sucesso nos relacionamentos, ela causa impacto significativo no desempenho acadêmico.
Quando os alunos estão fortes emocionalmente, estão mais seguros para aprender, para lidar com o outro e enfrentar situações de vulnerabilidade. Trabalham melhor juntos, estabelecem uma comunicação melhor e superam os obstáculos à descoberta com facilidade.
Psicopedagoga Moema – Carolina Burd
A psicopedagogia é um campo de atuação em educação e saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando os aspectos, biológicos, emocionais, familiares e escolares.