Importância da Educação Infantil Para o Desenvolvimento da Criança

Nesse artigo proponho uma reflexão sobre a importância da educação infantil para o desenvolvimento da criança.

Educação Infantil: Trabalhando Habilidades

Na educação infantil a criança pode viver sua infância em sua plenitude.

Nela são trabalhadas habilidades essenciais para o desenvolvimento humano seja em atividades estruturadas pelos professores ou nas interações sociais.

O trabalho realizado na educação infantil desenvolve diversas competência possibilitando autonomia seja na escola, como em casa e em outros ambientes.

Coisas aparentemente simples como: amarrar os sapatos, correr, pular, saber direções, linguagem, comunicação e fazer amizades, são trabalhadas diariamente no ambiente escolar. Além de todo o trabalho pedagógico básico desenvolvido nessa fase que é o pilar para futuras aprendizagens.

A Criança na Educação Infantil Só Brinca.

Sim, crianças na educação infantil brincam, brincam muito. Elas não só podem brincar, como devem realizar essas atividades que envolvem tanto prazer quanto aprendizagens importantíssimas.

O brincar é usado como estratégia de ensino na educação infantil. Os professores utilizam da brincadeira para desenvolver diversas competências e habilidades.

Quem trabalha com criança, principalmente as da educação infantil, sabe que o tempo de concentração é curto. Por isso, o brincar é usado como forma de manter a criança mais tempo focada na atividade e ao mesmo tempo aprendendo o conteúdo proposto.

O Que se Aprende Quando Brinca?

Listarei alguns aprendizados que se adquire quando a criança brinca. Claro que cada proposta do brincar tem seus objetivos. Cada professor sabe qual brincadeira propor para trabalhar e ensinar cada habilidade.

  • Massinha: Crianças na educação infantil adoram brincar com massinha. Esse material possibilita o trabalho com texturas, desenvolvendo habilidades sensoriais. Fortalece os músculos das mãos, o que é importantíssimo para a pega firme do lápis. Trabalha com a coordenação motora, quando se trabalha movimentos de rotação (bolinha) e vai e vem (cobrinha). Além da imaginação e criatividade. Ao brincar, as crianças inventam formas de bichinhos, bonecos etc.
  • Brincadeiras de Roda: Além de reproduzirem o folclore e as diferentes culturas, as cantigas têm o grande poder de estimular a criatividade e a imaginação, através de danças e letras simples, curtas e fáceis de memorizar. A criança que pratica a atividade tem a oportunidade de explorar cotidianos, festas típicas, comidas e outras características de diversas regiões do país.
  • Música: O trabalho com música para as crianças é fundamental. Desenvolve o ritmo, a linguagem, aumenta o vocabulário. É essencial para estimular o trabalho com rimas, habilidade essencial para desenvolver a consciência fonológica, preditora para a alfabetização (muitas crianças com problemas de leitura e escrita, não foram estimuladas corretamente em habilidades como a consciência fonológica)
  • Artes: Usar cola, tinta, pincel, rolinho, lápis, caneta, amassar papel, recortar etc. São tantas habilidades trabalhadas nesse momento que é possível elaborar um artigo só falando sobre isso. Coordenação motora fina, força, pinça, texturas, sensações dosar a força, atenção, criatividade são só algumas das competências desenvolvidas. O educador, com o seu olhar atento e seu conhecimento, fará as intervenções necessárias para que a criança desenvolva essas habilidades da forma correta.

Listei apenas algumas brincadeiras dentre muitas outras como: brincadeiras de encaixe, correr, rolar, pular, subir e descer as escadas, brincadeiras como morto ou vivo, imitar bichos, pega-pega, esconde-esconde e  etc.

A Educação Infantil e Aspectos Sociais

É na educação infantil que a crianças tem um contato mais próximo com outras pessoas que não são do seu círculo social. É a oportunidade que ela tem para se relacionar com o outro, com o diferente.

Um ambiente propício para ela aprender a ouvir o outro, respeitar as vontades do outro, abrindo mão, as vezes, do seu querer e, outras vezes, aprender a argumentar para que sua vontade prevaleça. É uma preparação para a vida.

Nos jogos, a criança entende que algumas regras devem ser seguidas, aprendem a traçar objetivos, a ganhar e a lidar com a frustração ao perder. Aprende a esperar a vez. Alguma semelhança com a vida adulta?

Cada jogo tem seu objetivo específico. Alguns trabalham conceitos  matemáticos, raciocínio lógico, letras, palavras etc.

Vygotsky (1998) refere-se à brincadeira como uma maneira de expressão e apropriação do mundo das relações, das atividades e dos papéis dos adultos. A capacidade para imaginar, fazer planos, apropriar-se de novos conhecimentos surge, nas crianças, através do brincar. A criança por intermédio da brincadeira, das atividades lúdicas, atua, mesmo que simbolicamente, nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos, significados e atitudes.

O Cérebro e a Educação na Primeira Infância

Pesquisas científicas recentes provaram que o aprendizado e o desenvolvimento mental começam imediatamente após o nascimento. Durante os primeiros três anos de vida da criança, ocorre o desenvolvimento essencial do cérebro e do desenvolvimento neural. Portanto, as crianças se beneficiam muito recebendo educação antes do ensino fundamental.

O Aprendizado Não é Natural

Todas essas habilidades citadas anteriormente não serão desenvolvidas de forma natural.

As crianças nascem e desenvolvem instrumentos que possibilitam adquirir de forma qualitativa todas essas habilidades. No entanto, para que isso ocorra é necessário propor essas atividades para que tais competências sejam aprendidas e isso se faz de forma estruturada, passo a passo, respeitando hierarquia de dificuldade.

O professor também terá o olhar voltado para cada um de seus alunos e suas maiores dificuldades, estimulando mais aquelas que ele precisa.

É necessário combater a ideia de que a Educação Infantil é apenas um espaço onde os alunos são deixadas para serem cuidadas enquanto seus pais trabalham. Sabemos que esse pensamento é arcaico, que essa época já passou e que os profissionais da Educação Infantil são formados para trabalharem de forma séria e que o impacto positivo que esse trabalho exerce no desenvolvimento da criança.

 

 

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2019-05-16T21:48:11+00:00
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