A Espera do Fracasso Escolar e suas Consequências

A Espera do Fracasso Escolar e suas Consequências

O fracasso escolar é uma realidade nas escolas brasileiras. Muitas podem ser as causas, mas umas coisas é certa, esperar que a dificuldade escolar se resolva sozinha é fadar a  criança  ao fracasso e expô-la a diversas consequências negativas que afetará seu futuro.

Algumas ações devem ser tomadas ao menor sinal de dificuldade. Nesse artigo você encontrará quais são elas.

O Fracasso Escolar e sua Origem

Muitas podem ser as razões para que o estudante tenha baixo rendimento acadêmico. Elas podem ser de origem:

  • Social;
  • Familiar;
  • Neurobiológica;
  • Emocional;
  • Metodológica.

A aprendizagem não é tarefa fácil, querer reduzir de forma simplista esse processo importante para qualquer ser humano é um erro. Aqui não aponto apenas aprendizagens como matemática, ciência ou história. Habilidades como linguagem e desenvolvimento motor também são aprendizagens tão importantes e preditoras para outros ensinamentos.

Acontece que algumas crianças já apontam desde novinhas alguns sinais de que algo não vai bem e pais, por falta de informação, podem achar que é apenas uma fase e que cada um tem seu tempo de desenvolvimento.

É verdade! Não podemos comparar uma criança com outra, mas dentro desse tempo existe um limite e percebendo que algo foge do que se espera para uma determinada idade, essa criança precisa ser avaliada o quanto antes.

Janelas de Oportunidades

Dentro do desenvolvimento humano temos o que chamamos de janelas de oportunidades. Um intervalo de tempo em que a criança está especialmente apta neurologicamente para desenvolver uma capacidade específica ou adquirir um determinado tipo de conhecimento.

Em outras palavras, nós temos épocas certas para aprender determinadas coisas e quando passamos desse período fica mais difícil. Por exemplo, é muito mais fácil aprender  uma segunda língua quando criança, do que quando já é adulto.  O mesmo acontece para o desenvolvimento motor, da fala, habilidades matemáticas e para a alfabetização.

Consequências da Espera do Fracasso

Quando um aprendente da sinais de dificuldade escolar é indiscutível que ele seja logo encaminhado para um especialista, justamente para que um trabalho interventivo entre em ação ainda enquanto essas janelas de oportunidades ou, como nomeou Montessori, período sensíveis, estejam abertas. Ou seja, a intervenção terá muito mais chance de dar resultados positivos do que uma tomada de decisão para a intervenção tardia.

Nos deparamos com a realidade na qual as crianças que não são prontamente identificadas e atendidas em suas necessidades específicas, além de uma lacuna escolar, passam a desenvolver baixa autoestima, o que acaba acarretando uma série de problemas emocionais e comportamentais na escola. Por isso, não hesite em procurar um psicopedagogo para uma avaliação, seguido de uma intervenção adequada com possíveis encaminhamentos se o profissional assim julgar necessário.

Compartilhe
2019-03-11T12:03:44+00:00
Enviar uma mensagem
1
Olá, precisa de ajuda?
Posso ajudar?