A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela família, professores e colegas.
As dificuldades de aprendizagem não têm nada a ver com o quão inteligente uma criança é. Em vez disso, o estudante com uma dificuldade de aprendizagem pode apenas ver, ouvir ou entender as coisas de maneira diferente. Isso pode tornar as tarefas diárias, como estudar para uma prova ou ficar focado na aula, muito mais difíceis.
Possíveis Causas das Dificuldades de Aprendizagem
A aprendizagem escolar pode ser definida como um processo que depende da combinação coordenada de fatores diversos, sendo eles:
- Genéticos;
- Psicoemocionais;
- Neurobiológicos;
- Sócio-culturais;
- Pedagógicos;
- Institucionais;
- Familiares.
Observe que a construção do saber não é simples, requer a combinação de muitos elementos e quando um deles está em defasagem, pode acarretar em problemas nesse processo. Nesse caso, a escola e principalmente o professor que acompanha a criança deve manter-se em constante atenção e observação para que possa comunicar aos familiares qualquer mudança no rendimento escolar do seu aluno.
Esse cuidado é importante para que essa criança seja encaminhada precocemente a um especialista, que fará as avaliações adequadas na busca de confirmar – ou não – as observações feitas pelo educador. Em caso afirmativo, o profissional traçará um plano de intervenção adequado para esse estudante, fará orientações à escola e família a fim de implementar ações que colaboram para a melhora do desenvolvimento cognitivo da criança.
Muitos pais, por falta de informação, não dão a devida importância para os sinais de alerta de que algo não está caminhando bem na aprendizagem do seu filho pensando que é apenas uma fase ou que o professor, dentro da sala de aula, irá dar conta de superar tais obstáculos, mas nem sempre é assim que funciona.
Muitas dificuldades de aprendizagem precisam de um acompanhamento psicopedagógico pois envolvem questões que não estão relacionadas a competência do professor, por isso, independem do educador e da sua metodologia de aula.
Sinais Importantes de Observação para as Dificuldades de Aprendizagem
Quando a criança não é assistida de forma adequada, com o suporte necessário, é impossível que sozinha consiga superar seus problemas de aprendizagem e, como consequência desenvolverá uma relação negativa com o saber, além de baixo autoestima e insegurança.
Fique atento aos sinais como:
- Tem um rendimento escolar baixo;
- Se dedica muito aos estudos e mesmo assim fica abaixo da média;
- Enrola muito para fazer as atividades escolares como lição de casa e trabalhos;
- Faz as lições de casa ou trabalhos com muita pressa e deixa coisas incompletas;
- Reclama de dor de cabeça, estômago e outros incômodos para não ir à escola;
- Faz queixas exageradas e constantes sobre a escola (o professor é chato, os colegas não são legais, etc);
- Reclama que as atividades que o professor propõe são muito difíceis;
- Tem mudanças de humor como medo, raiva, tristeza ou ansiedade excessiva;
- Começou a dizer frases como “sou burro”, “não consigo”, “não sei fazer nada direito”.
Nesse caso, é importante que, ao primeiro sinal da dificuldade de aprendizagem, os pais considerem que esse quadro precisa de muita atenção. Mantenha sempre um diálogo com o professor do seu filho e procure saber como ele está se desenvolvendo em sala de aula e, se for o caso não hesite em procurar um psicopedagogo para que juntos busquem a melhora desse aprendente.
Psicopedagoga Moema – Carolina Burd
A psicopedagogia é um campo de atuação em educação e saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando os aspectos, biológicos, emocionais, familiares e escolares.