Com o começo do ano, a volta às aulas se aproxima e muitas famílias optam por mudar seu filho de escola. Seja porque ela não oferece as séries seguintes, por retenção da criança na série, por questões financeiras ou até mesmo de logística. Tem também os pequenos que darão início a vida acadêmica. As decisões sobre para qual escola seu filho vai, são muito pessoais, podendo ser difíceis e comumente faz com que os pais se sintam ansiosos em acertar essa decisão.
Uma das grandes preocupações das famílias é em relação à educação que seu filho receberá na escola ao longo do seu desenvolvimento. Essa não é uma tarefa fácil, já que existem diversas linhas educacionais que utilizam de diferentes abordagens metodológicas. Por isso, separei cinco dicas para ajudar você a se orientar e refletir na hora que tiver que optar por uma nova escola para o seu filho.
5 Dicas Para Você Escolher Uma Escola Nova Para Seu Filho
Antes de iniciar, tenha isso em mente: você está procurando uma escola que torne a experiência educacional do seu filho o mais gratificante e significativa possível.
Escola Nova Para Seu Filho – Linha Educacional da Escola
Existem diversas abordagem educacionais, das mais tradicionais, onde a criança deve sentar-se na carteira em fileira e fazer os exercícios preestabelecidos da apostila, até as metodologias onde a criança é livre para circular pelo espaço escolar e fazer as tarefas de acordo com o desejo dela e, nesse meio, temos outros tantos segmentos.
Nesse item não existe o certo e o errado, existe o que é compatível com os valores da família, sobre o que ela entende por educação e qual ela julga mais adequada para o seu filho.
Como saber sobre a forma que a escola trabalha? Pergunte! Peça para ver o projeto pedagógico da escola e converse com o diretor e/ou coordenador a respeito.
Escola Nova Para Seu Filho – Leve em Conta as Necessidades da sua Família
Verifique a carga horária da escola. Se ela oferece aulas no período integral, matutino, vespertino ou flexível.
Avalie se a localização da escola é favorável para a logística de levar e buscar ou se será necessário procurar por transporte escolar para cumprir essa função e se a escola tem indicações de confiança desse serviço.
O valor da mensalidade é algo básico, todos perguntam, mas não se esqueça de questionar a escola referente a outros valores que podem ser cobrados ao longo do ano letivo como: taxa de material, passeios escolares, uniforme e datas comemorativas (dia dos pais, mães, páscoa, festa junina, festa de fim de ano).
Escola Nova Para Seu Filho – Instalações e Serviços
O espaço criado para a criança deverá estar organizado de acordo com a faixa etária, isto é, propondo desafios cognitivos e motores que a farão avançar no desenvolvimento de suas potencialidades.
Fique atento ao número de salas, banheiros, assim como suas proximidades (principalmente no caso dos pequenos), sala de lanche/almoço ou refeitório, visite a cozinha, veja se as refeições servidas são elaboradas por uma nutricionista, atendendo a necessidade de uma alimentação saudável e se a escola oferece um cardápio alternativo no caso da criança ter algum tipo de intolerância alimentar ou uma alimentação baseada no vegetarianismo ou veganismo.
Observe o espaço que as crianças têm para brincar, principalmente se estiverem na educação infantil, é importantíssimo que nessa fase elas tenham um ambiente que estimule a exploração.
Na sociedade atual, é inevitável o uso de computadores, tablets e celulares, mas fique atento de que forma a escola monitora o uso da internet. Mesmo inseridos nesse mundo virtual, é importante verificar se a escola possui uma biblioteca bem abastecida, onde os alunos podem verificar livros e fazer pesquisas.
Analise se os espaços estão adequados para crianças com necessidades especiais! Mesmo que o seu filho não precise de um ambiente adaptado, saber que a escola se preocupa em agregar e fazer com que todos os seus alunos aproveitem da melhor forma o espaço físico diz muito sobre os valores que a instituição quer passar para seus estudantes.
Escola Nova Para Seu Filho – Formação dos Professores e Parceria
A única forma de saber sobre esse item é perguntando. Questione se a escola mantém a formação continuada, ou seja, de que forma os professores se mantém atualizados. Se a escola reúne os docentes para discutir pautas pedagógicas e/ou comportamentais referentes as situações ocorridas no dia a dia escolar.
Procure saber a respeito das devolutivas para os pais, ou seja, se as reuniões são trimestrais? Semestrais? Coletivas? Individuais? O professor do seu filho participa das reuniões? É possível marcar conversas fora dessas datas?
Lembre-se que a família e a escola precisam estabelecer uma parceria e, por isso, a comunicação entre as duas partes deve ser constante. Pergunte como a escola costuma estabelecer essa comunicação (site, Instagram, Facebook, e-mail, agenda, WhatsApp).
Escola Nova Para Seu Filho – Referências sobre a Instituição
Obter informação nos dias de hoje é extremamente fácil e você deve usar isso a seu favor. É muito comum as escolas manterem sites e redes sociais alimentadas com informações sobre a instituição. Mas não fique presa a isso, vá além!
Busque opiniões e referências em seu meio de confiança, amigos, colegas e familiares.
Entre em contato com as escolas que você está interessada e marque uma reunião. Se possível, visite-as durante o horário de aula e conheça algumas salas.
Não esqueça que seu filho faz parte do processo de escolha, afinal é ele quem passará boa parte do seu tempo lá, por isso, após selecionar duas ou três escolas, leve-o para conhecer e fazer uma vivência em cada uma delas. Observe como foi acolhido pelos adultos e outras crianças, dependendo da idade, observe seu comportamento e pergunte a ele o que achou de cada uma das instituições abordando pontos positivos e negativos.
Psicopedagoga Moema – Carolina Burd
A psicopedagogia é um campo de atuação em educação e saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando os aspectos, biológicos, emocionais, familiares e escolares.