Consciência Fonológica e Alfabetização

Geralmente as pessoas pensam, equivocadamente, que a leitura começa com o aprendizado das letras. No entanto, a maioria das crianças estão se preparando para ler, muito antes de aprenderem que as letras significam sons. A leitura realmente começa com as crianças sintonizando os sons das palavras faladas. É aí que entra a consciência fonológica.

Leia nesse artigo o papel fundamental que a consciência fonológica tem para o processo de alfabetização e como uma criança que não tem um bom desempenho nesse aspecto, terá problemas para se alfabetizar.

O Que É A Consciência Fonológica?

A consciência fonológica é uma habilidade que permite que as crianças reconheçam e trabalhem com os sons da linguagem falada. Na educação infantil significa ser capaz de identificar palavras que rimam e contar o número de sílabas em um nome. Também envolve perceber como os sons se repetem (aliteração). Por exemplo, “Susie vendeu seis sanduíches de salame”.

É a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua.

Consciência Fonológica e Alfabetização. Qual é a Relação?

A alfabetização está diretamente ligada com as habilidades de consciência fonológica. Sem elas, as chance do sujeito fracassar no processo de alfabetização é grande.

Muitos equivocam-se pensando que para aprender a ler e escrever é preciso apenas ensinar as letras soltas. Porém, saber sons de letras não garantem esse aprendizado. É preciso saber como manipular esses sons, como combiná-los e recombiná-los de tal forma que traga significado.

Ensino Estruturado Da Consciência Fonológica

Habilidades que contemplam a Consciência Fonológica não são inatas, ou seja, nós não nascemos sabendo essas habilidades e elas não são desenvolvidas de forma natural.

O que ocorre é que nascemos, de modo geral, biologicamente com estruturas que nos instrumentalizam para adquirir esses conhecimentos, mas o que garantirá tais saberes é o ensino estruturado, explícito e ensinado passo a passo.

Trabalhando a Consciência Fonológica

Propor atividades que contemplam habilidades de Consciência Fonológica é divertido e prazeroso, as crianças adoram:

  • Invista em brincadeiras com rimas. No início a criança não saberá rimar, lembre-se que ela precisa ser ensinada. Por isso, o adulto começa rimando. Pode ser rimas de palavras soltas, na leitura de uma história ou cantando uma música.
  • Atente para as palavras que iniciam com a mesma letra. Brinque com o nome da criança e outras palavras que combinam dessa forma.
  • Brinque com as partes das palavras. Conte quantas partes tem cada palavra e como elas se modificam se tiramos ou acrescentamos outras partes nelas. Exemplo: BOLO “Se eu tiro o LO, fica BO e, se eu acrescentar o LA fica BOLA.

Além dessas brincadeiras, os jogos que desenvolvem a consciência fonológica são excelentes suportes para professores, psicopedagogos e fonoaudiólogos. Procure materiais alegres, coloridos, que chamem a atenção da criança e faça, desse momento, um tempo prazeroso de descobertas significativas, que desenvolverão habilidades essenciais para uma alfabetização sem prejuízos.

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2019-05-01T15:12:23+00:00
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