Aproveitar situações do dia a dia para trabalhar a matemática com os pequenos é uma das melhores estratégias para crianças na educação infantil.
Leia nesse artigo e saiba de que forma você pode despertar o gosto pela matemática nas crianças, a partir de estratégias onde o raciocínio lógico é o foco da aprendizagem.
Como Despertar o Gosto pela Matemática na Educação Infantil?
Use a Rotina Escolar a Seu Favor
O cotidiano nos oferece uma infinidade de situações em que é possível envolver crianças em atividades de contagem, de comparação, de medição e de produção de estimativas.
Na distribuição de materiais para uma atividade, ao contar quantas crianças tem para pegar os copos necessários para distribuir o suco no lanche, quando é solicitado que distribuam igualmente um determinado brinquedo ou quando as crianças comparam entre elas quem é mais alta ou quem é mais baixa, são situações onde se explorar o raciocínio lógico.
O uso do calendário na escola é ótimo para trabalhar espaço temporal. Por exemplo quando se pergunta para as crianças: “Quanto tempo falta para a o aniversário do João?” ou “Há quantos dias o mês de abril começou?” são situações que trabalham conceitos matemáticos integrados no cotidiano da turma.
Os Números Estão a Nossa Volta
Assim como a escrita, os números estão por toda parte: Em placas, elevadores, páginas de livros, preços de produtos e relógios. Tudo pode ser explorado com a criança no ambiente escolar.
Brincadeiras de compra e venda com dinheiro de mentirinha é um exemplo de uso social da matemática, situação que não é desconhecida pelos pequenos, já que, normalmente, estão acostumados a irem ao mercado, restaurante e outras formas de comércio com os pais.
Atividade como essa citada a cima é importante para que a criança entenda a aplicabilidade do uso da matemática na vida dela. Ou seja, é fundamental mostrar, mesmo que de forma indireta, os conceitos matemáticos e como eles são usados nas situações do dia a dia.
Faça Uso dos Jogos
O uso dos jogos na educação infantil também é uma forma divertida de inserir a matemática no contexto escolar.
Jogos com dado, baralho, trila, tabuleiro são ótimas opções. Neles podemos estimular vários conceitos matemáticos como contagem, identificação de números, sequência numérica e relação número quantidade.
Como Despertar o Gosto pela Matemática? – Muito Além dos Números
Trabalhar matemática não é apenas ensinar números e contas. Existem conceitos matemáticos que a criança aprende na educação infantil e que, mais tarde, serão usados nas séries posteriores e ao longo da vida.
Noções espaciais como posição e direção também fazem parte do pensamento lógico e devem estar presentes no dia a dia da criança seja em situações diárias, como em atividades estruturadas pelo professor.
Brincar com os números é a melhor forma de preparar crianças, de forma significativa e, ao contrário do que acontece muitas vezes em nossas escolas, sem perder o prazer de fazer Matemática.
Psicopedagoga Moema – Carolina Burd
A psicopedagogia é um campo de atuação em educação e saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando os aspectos, biológicos, emocionais, familiares e escolares.