A memória de trabalho é amplamente considerada uma das faculdades mentais mais importantes para habilidades cognitivas, como planejamento, solução de problemas e raciocínio, e é frequentemente incluída entre as funções executivas.
Definindo a Memória
A memória corresponde à função do sistema nervoso que permite a retenção das informações para utilização posteriormente. O processo de memorização pode ser entendido como o resultado da consolidação de um conhecimento ou comportamento, que podem ser resgatados quando necessários.
Contudo, nem toda informação precisa ser armazenada por longo período de tempo. A memória de curto prazo corresponde à capacidade de manter alguma informação consciente durante um pequeno intervalo de tempo e a memória de longo prazo implica no armazenamento ilimitado de informações que são armazenadas por longo período de tempo.
Memória De Trabalho
Também conhecida como memória operacional, a memória de trabalho engloba, além do armazenamento, a manipulação de informações. Trata-se de uma memória de curto prazo, isto é, a informação é retida por um curto período de tempo e que envolve participação consciente no processo de escolha e manipulação das informações a serem lembradas.
É um tipo de memória que mantém certas informações no nosso foco de atenção enquanto executa tarefas cognitivas complexas.
A memória de trabalho permite o armazenamento temporário de informações com capacidade limitada. Todos nós utilizamos a memória de trabalho em todos os tipos de atividades e tarefas diárias.
Quando calculamos a conta do supermercado, quando fazemos anotações e criamos lembretes, quando conversamos, estamos usando a nossa memória de trabalho. Dessa forma, o resultado de todos esses processos dependerá diretamente do seu bom funcionamento.
O tempo de armazenamento da memória operacional é apenas o suficiente para que a informação seja utilizada para conclusão de uma tarefa. Após concluído o procedimento que demandava a informação armazenada, ela é descartada.
Implicações Na Sala De Aula
A memória e a aprendizagem são processos interrelacionados, fundamentais no processamento de informações. Ambas estão na base da construção do conhecimento sendo a primeira responsável pela aquisição de novos conhecimentos e a segunda, pela retenção dos conhecimentos aprendidos. Sabe-se que a memória de trabalho é o alicerce da aprendizagem, pois determina a capacidade de processar informação, seguir instruções e acompanhar as atividades em sala de aula.
Utilizamos a memória de trabalho para realizar tarefas que exijam raciocínio, como operações matemáticas, leitura, interpretação textual. Ela está presente em tarefas como seguir instruções verbais (orais ou escritas), armazenar temporariamente números, palavras e imagens e recontar uma história lida.
Déficits nesta memória podem ocasionar prejuízos na realização de tarefas cognitivas.
Potencializando a Memória de Trabalho
Para garantir um melhor uso da memória de trabalho, é importante estar com a saúde em dia. Propor atividades físicas para as crianças, mas também proporcionar momentos de descanso com qualidade, como uma boa noite de sono.
Evitar muitos distratores. Tanto em sala de aula, quanto em casa ao fazer a lição, o ideal é que ao redor da criança tenha o mínimo de coisas que possam fazer com que ela mude o foco, ou seja, transfira sua atenção para outra coisa.
Uso de jogos, brincadeiras e músicas como “Cabeça, ombro, joelho e pé” e “A Velha Fiar” onde a cada trecho é acrescentando um novo personagem e em seguida é preciso recapitular todos os personagens já citados também ajudam no bom funcionamento da memória de trabalho.
Psicopedagoga Moema – Carolina Burd
A psicopedagogia é um campo de atuação em educação e saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando os aspectos, biológicos, emocionais, familiares e escolares.