Geralmente as pessoas pensam, equivocadamente, que a leitura começa com o aprendizado das letras. No entanto, a maioria das crianças estão se preparando para ler, muito antes de aprenderem que as letras significam sons. A leitura realmente começa com as crianças sintonizando os sons das palavras faladas. É aí que entra a consciência fonológica.
Leia nesse artigo o papel fundamental que a consciência fonológica tem para o processo de alfabetização e como uma criança que não tem um bom desempenho nesse aspecto, terá problemas para se alfabetizar.
O Que É A Consciência Fonológica?
A consciência fonológica é uma habilidade que permite que as crianças reconheçam e trabalhem com os sons da linguagem falada. Na educação infantil significa ser capaz de identificar palavras que rimam e contar o número de sílabas em um nome. Também envolve perceber como os sons se repetem (aliteração). Por exemplo, “Susie vendeu seis sanduíches de salame”.
É a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua.
Consciência Fonológica e Alfabetização. Qual é a Relação?
A alfabetização está diretamente ligada com as habilidades de consciência fonológica. Sem elas, as chance do sujeito fracassar no processo de alfabetização é grande.
Muitos equivocam-se pensando que para aprender a ler e escrever é preciso apenas ensinar as letras soltas. Porém, saber sons de letras não garantem esse aprendizado. É preciso saber como manipular esses sons, como combiná-los e recombiná-los de tal forma que traga significado.
Ensino Estruturado Da Consciência Fonológica
Habilidades que contemplam a Consciência Fonológica não são inatas, ou seja, nós não nascemos sabendo essas habilidades e elas não são desenvolvidas de forma natural.
O que ocorre é que nascemos, de modo geral, biologicamente com estruturas que nos instrumentalizam para adquirir esses conhecimentos, mas o que garantirá tais saberes é o ensino estruturado, explícito e ensinado passo a passo.
Trabalhando a Consciência Fonológica
Propor atividades que contemplam habilidades de Consciência Fonológica é divertido e prazeroso, as crianças adoram:
- Invista em brincadeiras com rimas. No início a criança não saberá rimar, lembre-se que ela precisa ser ensinada. Por isso, o adulto começa rimando. Pode ser rimas de palavras soltas, na leitura de uma história ou cantando uma música.
- Atente para as palavras que iniciam com a mesma letra. Brinque com o nome da criança e outras palavras que combinam dessa forma.
- Brinque com as partes das palavras. Conte quantas partes tem cada palavra e como elas se modificam se tiramos ou acrescentamos outras partes nelas. Exemplo: BOLO “Se eu tiro o LO, fica BO e, se eu acrescentar o LA fica BOLA.
Além dessas brincadeiras, os jogos que desenvolvem a consciência fonológica são excelentes suportes para professores, psicopedagogos e fonoaudiólogos. Procure materiais alegres, coloridos, que chamem a atenção da criança e faça, desse momento, um tempo prazeroso de descobertas significativas, que desenvolverão habilidades essenciais para uma alfabetização sem prejuízos.
Psicopedagoga Moema – Carolina Burd
A psicopedagogia é um campo de atuação em educação e saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando os aspectos, biológicos, emocionais, familiares e escolares.