Muito se discute a idade ideal para o início da alfabetização. Será que é necessário que uma criança muito pequena tenha conhecimento de letras e fonemas? Mais que isso, será que essa criança está preparada neurologicamente para a aquisição dessa habilidade?
Leia agora esse artigo e descubra o que a neurociência diz sobre a idade certa para a leitura e escrita.
O Que é Alfabetizar?
Alfabetizar consiste em compreender o código do sistema alfabético, ou seja, fazer a correspondência entre as letras do alfabeto (grafema) com os sons que elas fazem na nossa língua (fonemas). Entender o código significa ser capaz de identificar o som da palavra e, a partir daí, seu sentido e significado.
Não nascemos biologicamente “programados” para essa tarefa. Ler e escrever é uma habilidade social e cultural que deve ser aprendida de forma sistemática.
Idade Certa para Iniciar a Alfabetização
Estudos neurocientíficos afirmam que aos 6 anos de idade a criança está preparada para dar início a aprendizagem sistemática do processo de alfabetização. Todo esse processo pode durar por volta de dois anos.
Por Que essa Idade?
Aos 6 anos de idade as crianças estão mais aptas para aprender essas habilidades, são as chamadas janelas de oportunidades ou períodos sensíveis como nomeou Maria Montessori.
Em outras palavras, é um intervalo de tempo em que a criança está especialmente apta neurologicamente para desenvolver uma capacidade específica ou adquirir um determinado tipo de conhecimento.
Atividades Preparatórias
A educação infantil tem um papel fundamental nesse processo. Antes dos 6 anos, as crianças devem ser expostas a atividades que irão prepará-las para a alfabetização lá na frente.Uma delas são as chamadas atividades de consciência fonológica.
Na educação infantil, mais do que reconhecer as letras, nomeá-las ou recitar corretamente o alfabeto, os pequenos devem ser expostos de forma lúdica a atividades de rima, aliteração e pedaços de palavras (sílabas). Além disso, estimular a fala da criança também é importante. Tudo isso lhe dará uma base imprescindível para alfabetização.
Como Estimular a Criança?
Para quem pensa que a educação infantil é um espaço onde a criança só vai para brincar, está enganado. Esse brincar é carregado de aprendizagens e objetivos. Veja algumas atividades:
- Ouvir e cantar músicas. Existem muitas musiquinhas infantis que trabalham com rimas;
- Pode ser um livro, revista ou gibi, explore os portadores de texto. A leitura mostra para a criança que as palavras tem forma;
- Crie histórias;
- Engaje conversas;
- Fale as palavras da forma correta, para dar o modelo certo;
- Não tire sarro da forma como a criança fala, isso pode inibir e desestimulá-la;
- Faça lista de palavras que começam com uma determinada letra;
- Brinque com os pedaços das palavras. Exemplo: BOLA, se eu tirar o BO como é que fica? E se eu tirar o LA, como fica?
Explore essas atividades em sala de aula. Pais também podem brincar em casa. Dessa forma a criança terá mais chance de obter sucesso quando estiver neurologicamente preparada para o processo de alfabetização sistematizado.
Psicopedagoga Moema – Carolina Burd
A psicopedagogia é um campo de atuação em educação e saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando os aspectos, biológicos, emocionais, familiares e escolares.