O cérebro é um sistema biológico aberto, flexível, que cresce e transforma a si próprio em resposta a desafios e que encolhe em consequência da falta de uso.
Leia e descubra 10 dicas valiosas para turbinar o seu cérebro.
O Cérebro
O cérebro estás sempre tentando fazer conexões entre novos padrões e os existentes, agindo não só racionalmente, mas também de forma criativa buscando por conexões não usuais.
O desenvolvimento do cérebro é programado por fatores genéticos e sofre influência de fatores ambientais. Ações do dia a dia podem estabelecer novas conexões e novas aprendizagens.
O Cérebro e a Neuroplasticidade
Não faz muito tempo médicos e cientistas acreditavam que nascíamos com um número determinado de neurônios, células e vias neurais e com ele permanecíamos até o fim da vida, por isso deveríamos aproveitá-los enquanto havia tempo. No entanto, nos últimos anos cientistas descobriram um processo intitulado de neuroplasticidade que é a capacidade de mudança e reorganização dos neurônios de acordo com mudanças ambientais, experimentais, sociais, físicas e lesões mais graves.
Para poder exemplificar podemos levar em consideração um experimento realizado pelo cientista Pascual-Leone. O experimento consistiu em vendar adultos com visão saudável durante cinco dias. Nesse tempo as pessoas vendadas viveram e agiram como pessoas cegas, lendo braille e realizando atividades de discriminação auditiva.
Depois de realizar uma ressonância magnética, foi observado, pelo cientista, que o córtex visual começou a ser ativado pela audição e tato. O cérebro estava se adaptando!
Isso significa que as vias de comunicação neuronais e as células neurais do cérebro continuam a se desenvolver ao longo de todos os anos de nossas vidas. O processo desacelera conforme envelhecemos, mas não é interrompido completamente, como acreditávamos anteriormente. Você pode estimular o desenvolvimento de novas células e vias neurais para melhorar suas habilidades de raciocínio e o funcionamento global do cérebro.
10 valiosas dicas de como turbinar o seu cérebro!
- Cuide da sua saúde! Se alimente bem, faça exercícios e evite ambientes estressantes;
- Ouça música! É comprovado que escutar música acalma e ativa a memória;
- Medite! Meditar relaxa o corpo e a alma e comprovadamente melhora sua concentração. Reserve alguns minutos para essa prática no seu dia.
- Aprenda algo novo! Toque um instrumento, aprenda outra língua, inicie uma prática esportiva nova;
- Faça o que já sabe fazer de outra forma! Faça um caminho diferente do que está acostumado para ir ao trabalho ou levar o filho à escola, use a mão não dominante para fazer algumas atividade como escrever ou pegar objetos;
- Jogue mais jogos estratégicos! Quebra-cabeça, sudoku, palavras cruzadas, xadrez e damas;
- Tente memorizar coisas! Sabe aquela lista de compras do mercado? Tente memorizá-la antes das compras e só olhe no final para conferir se lembrou de tudo.
- Faça contas de matemática de cabeça! Comece com as mais simples e depois acrescente novos desafios;
- Brinque com as palavras! Tente falar uma palavra de trás para frente, pense em uma palavra e em outras que rimam com ela;
- Escreva algo! A escrita coloca você para pensar, crie uma história ou escreva sobre você. Dica: faça uma diário.
Lembre-se que exercitar o cérebro é semelhante ao exercício do corpo. É necessário ser perseverante!

Psicopedagoga Moema – Carolina Burd
A psicopedagogia é um campo de atuação em educação e saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando os aspectos, biológicos, emocionais, familiares e escolares.